Resposta da OPAS

Saiba mais

A APS também é fundamental para tornar os sistemas de cuidados com a saúde mais resilientes a situações de crise, mais proativos na detecção de sinais precoces de epidemias e mais preparados para agir precocemente em resposta a surtos de demanda por serviços. Embora as evidências ainda estejam evoluindo, há um reconhecimento generalizado de que a APS é a “porta da frente” do sistema de cuidados com a saúde e fornece a base para o fortalecimento das funções essenciais de cuidados com a saúde pública para enfrentar crises de cuidados com a saúde pública como a COVID-19.

Na Região das Américas, os valores e princípios desta Declaração foram a pedra angular para a transformação dos sistemas de cuidados com a saúde e o desenvolvimento de serviços de cuidados com a saúde mais integrais, equitativos e de qualidade baseados na APS. No entanto, apesar do grande progresso, as pessoas na Região ainda enfrentam barreiras para alcançar o mais alto padrão de cuidados com a saúde e bem-estar possível.

“Depois de 40 anos, o mundo mudou e novos desafios precisam ser enfrentados. Reconhecendo as conquistas de Alma-Ata e analisando os novos desafios, podemos planejar e nos preparar melhor para o futuro. A Estratégia da Organização Pan-Americana da Cuidados com a saúde para o Desenvolvimento Universal O acesso à cuidados com a saúde e a cobertura universal de cuidados com a saúde fornecem a estrutura para revitalizar os esforços para alcançar “cuidados com a saúde para todos, em todos os lugares”.